Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Entendendo o mundo de hoje


Certamente você já ouviu dizer que “a nossa vida é voltada ao trabalho”, ou que” damos um duro danado só para manter o sistema funcionando”, ou ainda que” somos vítimas de nosso estilo de vida”.
Parece, sempre, que há um exagero enorme nas frases citadas acima. Porém, ao estudarmos a evolução do processo de produção, do mercado, do tipo de trabalho existente  e das relações comerciais entre os países, notamos que estamos presos a um enorme sistema produtivo, onde o trabalho e o salário de cada um tem uma importância muito grande.
Vamos iniciar nossos estudos com um resumo rápido dos acontecimentos que iniciaram o processo de produção e mercado que vivemos hoje.
As Grandes Navegações
Era dos descobrimentos (ou das Grandes Navegações) - período da história que decorreu entre o século XV e o início do século XVII/ Europeus exploraram intensivamente o globo terrestre em busca de novas rotas de comércio.
 Explorações marítimas pioneiras realizadas por portugueses e espanhóis entre os séculos XV e XVI, que estabeleceram relações com África, Américas e Ásia, em busca de uma rota alternativa para as "Índias", movidos pelo comércio de ouro, prata e especiarias.
Estas explorações foram seguidas por outros países da Europa como: França, Inglaterra e Países Baixos.
A exploração de colônias na América, na Ásia, na África e na Oceania possibilitou aos países exploradores acumularem muito metal precioso e riquezas diversas, processo que ficou conhecido como acumulo primitivo de capital.

 

O aparecimento da burguesia

Com o aumento da comercialização de mercadorias entre os continentes, apareciam cada vez mais “ricos” no mundo, principalmente na Europa, onde já existiam comerciantes, mercadores, donos de frotas de navios, comerciantes de escravos, enfim, uma vasta gama de pessoas que detinham o poder financeiro mas ainda respondiam às ordens (já tão inadequadas) dos reis.
Assim, nesse momento inicia-se um período onde há a transição entre o poder da monarquia para um poder parlamentar (representantes escolhidos por apelo popular), possibilitando assim aos donos de capital (dinheiro) exercerem também o poder político.
Foi dessa maneira que o capitalismo surgiu e conseguiu se manter como modelo socioeconômico até hoje. Os donos de capital (empresas multinacionais e investidores) controlam os meios de comunicação, o que os possibilita ainda propagandear o que lhes parecerem melhor.
Revolução Industrial
Processo que implantou máquinas nas linhas de produção, que até então dependiam da manufatura, ou seja, vários operários, cada um especializado em uma etapa do processo de produção, realizavam a fabricação de um determinado produto.
Com a Revolução Industrial a capacidade de produção aumentou muito.
Antecedentes:
• nasceu a nova classe social dos burgueses, que detinha o poder da produção e circulação das mercadorias;
• seu principal objetivo era a obtenção de cada vez mais lucros e, por isso, ampliou as fronteiras de seu mundo conhecido;
• essa ampliação provocou a concentração de grandes riquezas em alguns países;
• essa ampliação provocou, também, um aumento do consumo, já que a população se  expandiu e cresceu.
A maquinofatura (trabalho das máquinas) ou indústria moderna significou um novo e profundo avanço na atividade industrial, pois:
Ø  Substituiu a habilidade manual do trabalhador pela capacidade de operar os equipamentos industriais, muitas vezes de forma repetitiva e pouco criativa;
Ø  Intensificou a divisão do trabalho que já havia se iniciado com a manufatura, ou seja, o trabalhador se especializava apenas em uma parte do processo produtivo, não sabendo mais produzir sozinho uma mercadoria.
Ø  O fato mais marcante, no entanto, é a utilização de máquinas sofisticadas, movidas por modernas formas de energia (calor, eletricidade, petróleo), que aumentam a velocidade de produção e precisam de poucos trabalhadores.
Figura 1 –Cena do filme “Tempso Moderno”: a visão de Charles Chaplin sobre esse momento é um marco histórico e cinematográfico
 

As colônias

Se tem um lado da história estudada até aqui que não tem nada à comemorar com esses acontecimentos são os países ditos colônias¸ que no período das navegações ganharam a posição de fornecedores de matéria-prima e materiais preciosos no processo de produção mundial e, ainda hoje, mantém esse mesmo patamar de trabalho.
Historicamente, o processo é o seguinte:

O capitalismo e o socialismo

 
É nessa estrutura econômica que o capitalismo se desenvolve. O poder do capital, a necessidade de produção e consequente consumo, a ampliação incessante do mercado, a diferença de renda, propriedade e conhecimento, a especulação e o individualismo fizeram com que esse sistema socioeconômico se manifestasse com tamanha naturalidade que dá a impressão de que, em algum momento da história da humanidade, decidimos todos optar por este modo de vida.
Obviamente que um sistema tão injusto e exclusivo despertaria a intolerância de muitas pessoas. Duas porém, foram além da indignação com o capitalismo e apresentaram uma outra via. Esses homens foram Karl Marx e Friedrich Engels, que juntos, escreveram uma teoria do que, para eles, seria um modelo ideal de organização de produção e de sociedade. As ideias de Marx e Engels vão inspirar um movimento revolucionário na Rússia em 1917, movimento esse que acabaria influenciando metade do planeta de 1945 a 1991. Esse sistema é conhecido como socialista.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário