É encontrar, na prática, as direções mais importantes, isto é, os pontos chamados de Cardeais: Norte – Setentrional ou boreal, Sul – Meridional ou austral, Leste – Este, Oriente ou nascente, Oeste – Ocidente ou poente.
Além desses quatro pontos cardeais, existem os colaterais e os subcolaterais:
NE – Nordeste
SE – Sudeste
SO – Sudoeste
NO – Noroeste
NNE lê-se: Norte-Nordeste
ENE Leste-Nordeste
ESE Leste-Sudeste
SSE Sul-Sudeste
SSO Sul-Sudoeste
OSO Oeste-Sudoeste
ONO Oeste-Noroeste
NNO Norte-Noroeste
Por que é importante saber localizar os pontos cardeais?
• para facilitar a leitura de um mapa e a direção do lugar procurado;
• para nossa localização no caso de estarmos perdidos;
• para fazer um projeto de casa (o norte é mais iluminado);
• para saber de que lado de um barracão deverão ficar as janelas para maior iluminação natural e economia de energia;
• para localização em alto mar ou no espaço (aviação, por exemplo).
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Coordenadas são os pontos da superfície da Terra onde ocorrem o encontro entre um paralelo e um meridiano. Podemos dizer que são a latitude e a longitude de um lugar.
Paralelos – círculos menores e paralelos ao Equador, o maior círculo e o principal deles. A partir do Equador determina-se a latitude de um lugar que esteja ao Norte ou ao Sul dele até 90° para o Norte ou para o Sul.
Os paralelos são imaginários e, portanto, podemos traçar ou imaginar quantos deles queiramos. Cada lugar da Terra tem o seu.
No entanto, existem quatro que têm posição fixa. Eles são traçados de acordo com a incidência dos solares nos solstícios.
Meridianos – são semicírculos (chamamos de arcos de meridianos) traçados de pólo a pólo. Existe um meridiano considerado principal, o de Greenwich, que divide a Terra em dois hemisférios, Oriental à direita e Ocidental à esquerda. O ângulo formado entre esse meridiano e um local qualquer da Terra é chamado de longitude que pode variar de O° até 180° no verso desse meridiano, a LID (linha internacional da data).
Nenhum comentário:
Postar um comentário